A Prefeitura de Limeira realiza, nesta semana, capacitação a monitores escolares, visando o aprimoramento da atuação no apoio a estudantes com deficiência ou transtornos do desenvolvimento, como os autistas. O foco da formação, que ocorre no Teatro Nair Bello, é a prevenção e manejo de crises. Os presentes aprendem sobre a implementação de estratégias e técnicas de intervenção adequadas, baseadas nos estudos mais atuais realizados na área.
O grupo é composto por 140 monitores, que iniciaram o ciclo de capacitação em maio, com atividades presenciais e on-line. Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e demais monitores participam desta fase como convidados. O encerramento é na sexta-feira (18), com apresentação de experiências exitosas que foram desenvolvidas ao longo deste trimestre de trabalho, exposição dos jogos e materiais confeccionados, oficinas práticas envolvendo a dança circular e entrega dos certificados aos cursistas.
De acordo com a agente de desenvolvimento educacional Lúcia Cardoso, é importante garantir que as equipes estejam capacitadas com conhecimentos atualizados. “Os monitores desempenham papel fundamental no atendimento às necessidades de todos os estudantes e na construção de ambientes mais inclusivos e colaborativos”, destaca.
O secretário Antônio Montesano Neto afirma que a pasta tem o compromisso de trabalhar para a melhoria do clima organizacional nas escolas. “Todos os profissionais que atuam com crianças atípicas vão passar por alguma capacitação ao longo do ano. Essa é uma forma de garantir que elas recebam uma educação de qualidade e com igualdade”, diz.