Cordeirópolis atingiu nível de 41% de crianças leitoras fluentes na rede municipal de ensino. É o que mostra o Índice de Fluência Leitora 2025, avaliado dentro do programa Alfabetiza Juntos, do Governo Estadual, com os segundos anos das escolas municipais. O objetivo é garantir que crianças até 8 anos estejam alfabetizadas, conforme orienta o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
É a primeira vez, desde que o índice foi criado, que o município atinge essa marca. Em 2025, 41% das crianças são leitoras fluentes, enquanto 39% são iniciantes. Entre os avaliados, 20% estão entre os níveis de pré-leitor, de 1 a 4. Em 2024, eram 28% leitoras fluentes e 55% iniciantes; em 2023, 15% fluentes e 62% iniciantes.
Secretária de Educação, Regiani Castellar Dias explica que o índice realiza duas avaliações anuais, para verificar a entrada e a saída dos níveis de fluência. Em 2025, na primeira avaliação, eram apenas 11% de crianças leitoras fluentes, número que saltou para 41% na avaliação final. Enquanto isso, os pré-leitores caíram de 57% para 20%, entre o início e o fim do ano.
“Isso é resultado de uma série de práticas pedagógicas desenvolvidas na rede municipal ao longo do ano, que vão da formação das equipes escolares até a realização de simulados, para melhorar esse índice dos nossos alunos. É fruto do investimento que a gestão Cristina Saad tem feito na educação municipal e do empenho dos nossos educadores”, afirmou Regiani.
“Quero parabenizar nossos professores e professoras que não medem esforços para garantir que os alunos da rede municipal tenham um ensino de qualidade em todos os anos. Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo com o empenho da secretária Regiani, que deu sequência ao excelente trabalho da professora Érika Marin”, enfatizou a prefeita Cristina Saad.